sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Assessoria X Jornalismo: Diferenças e Vivências

Por: Leandro Massoni


As áreas de AI (Assessoria de Imprensa) e Comunicação Social, no ram jornalístico possuem diferenças na hora de exercer a profissão. O campo de jornalismo direciona mais as áreas de redação, planejamento de pauta para o desenvolvimento de boas entrevistas. Já para a área de AI, requer mais a parte administrativa. Ou seja, no caso, uma comunicação mais empresarial.

Na AI, além de cuidar de pautas para matérias, você acaba exercendo um lado mais empresarial, como na recepção de jornalistas em uma cobertura de um grande evento social, onde será realizada uma grande coletiva. Realizando a função de assessor de uma pessoa que seja muito importante para a mídia e a comunicação. Seja um artista, político ou uma grande personalidade credenciada. Há algumas diferenças entre as áreas de Assessoria e Jornalismo. Na AI, você tem o planejamento de publicidade, e se envolve em questões mais administrativas. Em jornalismo, você vive uma rotina na busca por informações para criação de matérias.

Em relação à questão de que um profissional, que já tenha uma formação na área do jornalismo, e queira migrar para assessoria, pode sim, enriquecer um profissional que busca conhecer e aprender mais a área de comunicação em outro campo. Mas sem exercer duas profissões ao mesmo tempo. É preciso dedicação total a uma área ou campo de atuação, a qual você tome por escolha, pois existem outros profissionais que podem exercer AI, ou jornalismo.Tanto uma quanto a outra oferecem enriquecimento na busca de dados e notícias, e podem fazer com que você veja o mundo e seus acontecimentos de formas diferentes. Fazendo você pensar um pouco mais em seus conceitos.